Cerveja e doce: é possível essa combinação?

cupcakes-1452178_1920

Quando se fala em comida para acompanhar uma cerveja, logo se pensa em um petisco ou um prato salgado, não é mesmo? No entanto, existe um universo de sabores que podem ser harmonizados com cerveja. Os doces, por exemplo, por muito tempo foram considerados a última opção de acompanhamento para essa bebida, mas hoje já podemos comprovar que essas delícias podem sim combinar muito bem com cerveja. 

Para quem ainda não está convencido sobre como combinar cerveja com doce ou tem medo de errar na harmonização, algumas dicas podem ajudar. Já falamos por aqui sobre os tipos e estilos de cerveja e é essa informação que vai contribuir para o sucesso dessa união saborosa. 

Abaixo, esclarecemos as dúvidas e separamos algumas dicas para você combinar essas duas duas delícias que são impossíveis de resistir. Confira! 

Harmonização entre cerveja e doce 

Alguns tipos e estilos de cerveja combinam mais facilmente com alimentos adocicados. A cerveja escura, por exemplo, harmoniza melhor com chocolate meio amargo e com sobremesas que levam castanhas. Já uma bebida mais frutada e ácida vai muito bem com chocolate branco. 

Os mestres cervejeiros e os chefes de gastronomia costumam indicar alguns fatores para serem considerados na harmonização entre pratos e cervejas. Entre eles, a intensidade da cerveja. Combinar cervejas leves com pratos mais leves e as mais intensas com pratos de sabores marcantes podem ser um ótimo pedido. 

Além da intensidade, uma dica é usar o fator da semelhança que consiste em combinar cerveja e alimento que possuem sabores parecidos. Há também a dica do contraste, onde é possível combinar um prato com sabor mais forte com uma cerveja mais refrescante e leve. 

Doces e cervejas 

Agora você já sabe como fazer a harmonização de pratos doces com cervejas! Ficou ainda alguma dúvida? A gente te ajuda! Separamos abaixo algumas sobremesas e doces que muita gente adora e algumas dicas de qual tipo ou estilo de cerveja combina melhor com ele. 

Bolo de chocolate: o bolo que todo mundo ama harmoniza bem a cerveja Stout. As notas marcantes de café e chocolate meio amargo da bebida criam uma harmonização por semelhança com a sobremesa.

Banana caramelizada:a banana combina melhor com especiarias da cerveja no estilo Weiss. A acidez e alta carbonatação ajudam também a limpar o paladar do sabor adocicado do caramelo.. 

Mousse: os mousses de sabores diversos caem muito bem com cervejas escuras, do estilo do estilo Porter. 

Doce de leite: seja caseiro ou não, o doce de leite harmoniza bem com cervejas do tipo Ale e também as do estilo Stout.

Torta de maçã: a torta de maçã combina perfeitamente com as cervejas IPAs. O leve amargor da cerveja contrasta perfeitamente com a suavidade da sobremesa.

E aí, já se convenceu que combinar cerveja e doce é uma maravilha? A nossa cerveja Rainha da Noite é do estilo IPA e não possui glúten. Assim, fica fácil harmonizar com pratos doces e garantir uma combinação mais leve. Experimenta e conta pra gente o que você achou! Vale também testar outras harmonizações

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*