A relação entre cerveja e felicidade

happiness-824419_1920

Você já parou para pensar na relação entre cerveja e felicidade? Imagino que sim. Frequentemente, a bebida é associada a sensação de prazer e bem-estar. Ela faz parte de momentos festivos, comemorações, reuniões familiares, encontro entre amigos e o típico momento de chegar em casa após um longo dia e abrir uma cerveja para relaxar. 

Seja no bar com os amigos, em casa com a família ou aproveitando a sua própria companhia, a cerveja traz benefícios já comprovados pela ciência. Entre eles, estão a redução do estresse e de algumas doenças, hidratação, maior absorção de vitaminas e até mesmo melhorias para a pele. 

No entanto, é preciso entender que felicidade tem ligação direta com o equilíbrio. Portanto, tomar uma cerveja pode sim trazer alegria, mas sem abusar. O consumo da bebida pede moderação e tempo para degustar, apreciar e aproveitar o momento. E aproveitar o momento sem pressa tem tudo a ver com alegria, não é mesmo? 

Quer saber mais sobre o prazer de tomar uma cerveja? Senta no sofá e abra a sua cerveja favorita. Já vamos te contar! 

Cerveja e felicidade

Tomar uma cerveja pode sim deixar as pessoas mais felizes. Quem revela essa informação é a Escola de Medicina da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Um estudo realizado pela escola americana constatou que o gosto de cerveja libera no cérebro a dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. 

De acordo com a pesquisa, basta um pequeno gole para ativar o sentimento de felicidade no cérebro. A escola também destaca que consumir com moderação, apreciar a bebida e não beber de forma rápida, contribui para despertar essa sensação de conforto e bem-estar. Ainda segundo a escola de medicina, o prazer não está diretamente relacionado a quantidade, mas sim com o sabor e com a possibilidade de ingerir a bebida sentindo o gosto e as sensações despertadas na ingestão.  

Atualmente, muito se fala sobre a importância do lazer, do descanso e da incansável busca pela felicidade. Como passamos uma parte significativa da vida preocupados com o trabalho, encontrar momentos para reunir aquela turma que você tanto gosta de conversar, ouvir uma música, preparar petiscos e beber uma cerveja, podem contribuir para reduzir as tensões e, assim, trazer mais alegrias. 

Esses benefícios podem ser levados para outros aspectos da vida como a carreira, a relação com você mesmo e com os outros. Isso porque a sensação de ter tido momentos para relaxar e aliviar as tensões do dia a dia, traz mais produtividade e, claro, mais felicidade. 

Como o nosso corpo reage 

Ainda segundo a pesquisa da escola americana, basta uma quantidade pequena de cerveja para ativar no cérebro a dopamina. A bebida libera o neurotransmissor que, por sua vez, envia a mensagem de recompensa e prazer. Por isso, grande parte das pessoas possuem uma sensação de felicidade ao beber uma cerveja. 

Nesse sentido, o corpo reage parecendo mais relaxado e vem a tona o sentimento de euforia. Por isso, uma cerveja pode sim contribuir com momentos mais felizes. Para isso, basta seguir as dicas dos pesquisadores e apreciar sem pressa e com moderação. 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*