A cerveja é considerada uma das grandes vilãs da vida fitness. Popularmente conhecida como uma bebida que engorda e que traz riscos para a saúde, ela costuma ser evitada por quem busca um estilo de vida mais saudável. No entanto, algumas pesquisas já comprovam que cerveja e vida fitness podem sim combinar.

A seguir, vamos desvendar alguns mitos e apresentar algumas dicas para quem deseja manter a forma sem abrir mão da cervejinha. Confira! 

Cerveja e vida fitness

Uma pesquisa promovida pela Associação Italiana de Malte e Cervejeiros apresentou vários benefícios da cerveja. Contrário ao que muita gente pensa, a bebida pode até ser bem nutritiva se tomada com moderação. De acordo com o estudo, beber cerveja pode trazer nutrientes importantes para o organismo, como potássio, magnésio, zinco, selênio e vitaminas. 

Os resultados ainda mostram que a cerveja pode sim fazer parte de uma dieta saudável. O segredo está na moderação. Portanto, a pesquisa constata que equilíbrio é a palavra-chave para unir cerveja e vida fitness. O consumo da bebida, associado a hábitos saudáveis, pode até trazer mais qualidade de vida, já que tomar uma cerveja também está associado a momentos de diversão e descontração.

Mesmo com dados comprovando os benefícios da cerveja, ela ainda é considerada inimiga da dieta. E por que a cerveja leva a fama de engordar? 

Cerveja engorda? 

Um copo de 250ml de cerveja contém, em média, 100 calorias. Isso é menos do que um suco de maçã ou um iogurte de frutas. O que acontece é que a maioria das pessoas não costumam tomar 4 ou 5 copos de iogurte, mas podem beber esta ou até mais quantidade em cerveja. 

É importante ressaltar também que a cerveja é sim uma bebida calórica e que quando grandes quantidades de calorias são consumidas e não são queimadas, armazenam-se e se transformam em gordura. Ou seja, assim como qualquer outra fonte calórica, a cerveja só causará um aumento no peso caso a quantidade de calorias ingeridas seja superior à quantidade queimada. Dessa forma, para manter a cerveja e a boa forma presentes, é necessário também se exercitar. 

As calorias da cerveja são em parte vindas da quantidade do carboidrato presente na bebida. Somado a isso, tem o fato do álcool ser um estimulante para o apetite. Com isso, grande parte das pessoas têm o costume de tomar cerveja comendo petiscos. Esse hábito pode contribuir para o ganho de peso. 

Qual cerveja engorda menos?

Há muitas opções de cervejas no mercado. Algumas delas, são pensadas para quem quer tomar cerveja, mas não quer exceder as calorias na dieta. Elas contêm uma quantidade menor de fontes calóricas na composição, como um teor alcoólico reduzido ou menos carboidratos. 

Ainda existem as cervejas sem glúten, que não possuem o trigo em sua composição. Elas também se tornam uma alternativa para quem quer consumir a bebida e não correr riscos de ganhar alguns quilinhos a mais. 

A cerveja, se consumida com moderação e o equilíbrio da quantidade de calorias com o exercício físico, não traz excesso de peso. Portanto, é possível sim uma combinação perfeita entre cerveja e vida fitness.

693790cookie-checkA cerveja como aliada ao estilo de vida fitness

Ana Carolina - Redatora

Redatora da Rainha da Noite

Deixe uma resposta