Como harmonizar queijos e cervejas

cheese-1149471_1920

Quem combina mais com queijo é o vinho ou a cerveja? Conhecido por ser um fiel companheiro do vinho, o queijo também pode ser harmonizado facilmente com outras bebidas. Entre elas, a nossa amada cerveja. Portanto, não precisa mais de duelo ou competição entre vinho e cerveja. Apreciar uma cervejinha com o seu queijo favorito é possível e proporciona uma experiência incrível para o paladar. 

A cerveja é uma companhia imbatível para os petiscos de boteco e aqueles fáceis de encontrar em padarias e supermercados como amendoins, azeitonas e frios. Com isso, é claro que com os queijos não poderia ser diferente. Hoje, já encontramos até eventos de grandes nomes da gastronomia que falam sobre e ensinam a harmonização entre queijos e cervejas. Tudo isso só para mostrar que essa combinação é imperdível! 

Com os diversos tipos e estilos de cerveja existentes no mercado, fica ainda mais fácil combinar cerveja e queijo. As cervejas artesanais também ganharam espaço na gastronomia e são apreciadas até mesmo por paladares mais exigentes. 

Para quem ainda tem dúvidas dessa união, já existem explicações para ela dar certo. Entre elas, está a carbonatação da cerveja que ajuda a limpar as papilas gustativas e a cortar a gordura do queijo. Além disso, as técnicas de harmonização entre alimentos e bebidas que já falamos por aqui podem ser aplicadas também com os queijos, combinando por contraste (bebida adocicada e queijo salgado, por exemplo) ou por similaridade (notas amendoadas em ambos os elementos).

Já se convenceu da perfeição que é degustar uma cerveja acompanhada de um delicioso queijo? Agora, é só convidar os amigos e aproveitar. Abaixo, separamos mais algumas dicas para deixar essa harmonização ainda mais gostosa. 

Dicas para harmonização de queijos e cervejas 

As cervejas são mais versáteis que os vinhos e com a variedade de cervejas artesanais, se tornam também mais complexas, marcando presença também na alta gastronomia. Para quem ama se aventurar nas delícias do universo gastronômico e  cervejeiro, algumas dicas ajudam a combinar alimentos com a bebida. Com o queijo, basta seguir também essas mesmas orientações. 

Assim, vale observar ainda a intensidade, textura, acidez, dulçor, amargor dos queijos e das cervejas e também o teor alcoólico da bebida. Uma cerveja com teor alcoólico maior, combina com queijos mais complexos e de sabor intenso. 

Outras dicas também são infalíveis para uma  harmonização de sucesso. Veja abaixo: 

  1. Use a técnica da harmonização por semelhança: quando mais forte for o queijo, mais potente deve ser a cerveja. 
  2. Para quem ainda não combina queijo com cerveja, pode começar provando queijos mais leves com cervejas mais suaves. Assim, a harmonização do sabor fica mais suave. 
  3. Sirva cerca de três tipos de queijo para equilibrar o sabor: um adocicado e/ou frutado, um mais salgado e outro com fungos.
  4. Sirva água durante a degustação. Ela serve tanto para limpar o paladar como para amenizar os efeitos do álcool.

Tipos de queijos e cervejas 

Alguns queijos combinam mais facilmente com determinados tipos e estilos de cervejas. Por isso, recomendamos escolher a cerveja ideal para cada tipo de queijo que você for provar. Confira quais harmonizam com facilidade: 

Fresco: queijos leves, como minas e burrata, pedem cervejas mais suaves. Harmonize com cervejas pilsen e kolsch.

De cabra: cervejas com certa acidez harmonizam por semelhança com as notas ácidas dos queijos de cabra. Prove com cervejas weissbier, witbier, saison e pilsen. 

De mofo branco: queijos como brie e camembert, de mofo branco, combinam com cervejas do tipo fruit beer, weissbier, witbier e saison. Como combinam bem com geleias e frutas, a bebida traz a acidez que uma compota de frutas ofereceria.

Semiduros: queijos como como o popular Gouda holandês de cor amarelo-manteiga, o jarlsberg norueguês em formato redondo ou o Colby americano combinam com cervejas com boa presença dos sabores de malte, teor alcoólico levemente elevado e suave doçura harmonizam com o maior teor de gordura. Harmonize com cervejas como bock, pale ale, blond ale, brown ale e weizenbock. 

Duros: queijos bem gordurosos e salgados como parmesão, grana padano e pecorino pedem cervejas com alto teor alcoólico e bom corpo. Cervejas adocicadas, harmonizam por contraste. As com notas tostadas, como stout e porter, vão bem pela combinação do sabor tostado com o salgado. Já as lupuladas (com mais amargor), como India pale ale, ajudam a limpar o paladar da intensidade e da gordura do queijo.

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*