Tipos e estilos de cerveja: confira os principais

missy-fant-OMIgwm1i_NY-unsplash

No mercado, existem diversos tipos e estilos de cerveja. Com um crescimento considerável nos últimos anos de marcas e cervejarias no país, é possível encontrar cervejas para os todos os gostos e preferências. Apesar desse crescimento, ainda existem muitas dúvidas sobre como identificar o estilo da bebida. 

Pensando nisso, separamos para vocês informações que vão ajudar a reconhecer os tipos e saber quais são os principais estilos da bebida. Assim, é possível saber qual combina mais com o seu gosto, com a sua personalidade e escolher a cerveja ideal.

Quer saber mais? Confira abaixo. 

Tipos de cerveja 

As cervejas são categorizadas em duas principais categorias: Ale ou Lager. As diferenças entre eles estão no tipo de fermentação, a temperatura que é produzida, na cor, aroma, teor alcoólico ou região de origem. 

Veja as principais características de cada um e escolha o seu favorito. 

Ale

A Ale é um tipo de cerveja onde a levedura fermenta no topo do recipiente em temperaturas relativamente altas, cerca de 15,5ºC a 24°C. Isso resulta em um período de fermentação rápido que pode durar entre 7 e 8 dias. Em alguns casos, pode durar até menos. As leveduras da Ale geralmente produzem sabores um tanto elevados, costumam ser muito aromáticas e conter mais açúcar residual, isto é, açúcar que não foi consumido pela levedura no processo de fermentação.

Lager

O tipo de cerveja Lager é feito com leveduras que fermentam no fundo do fermentador e em temperaturas relativamente baixas, aproximadamente 1°C a 10 °C. Esse processo resulta em um tempo longo de fermentação que pode semanas ou até meses. As leveduras da Lager geram menos subprodutos do que as da Ale e produzem um gosto mais suave e refrescante.

Estilos de cerveja 

Além dos tipos de cervejas, temos também os estilos. Segundo pesquisas, hoje já existem mais de 150 estilos de cerveja fabricados e comercializados no mundo. Separamos os principais e os que são consumidos e buscados. 

Pilsen

As cervejas Pilsen são caracterizadas por um lúpulo acentuado no aroma e sabor, e por sua cor dourada brilhante. Seu processo de produção apresenta uma baixa fermentação e ela também tem um baixo teor alcoólico e um final seco.

Stout

É caracterizada por sua coloração escura, aroma torrado e pelo perfil de leve chocolate ou cacau. É uma cerveja cremosa, amarga, seca e sua espuma pode ir do claro ao marrom. 

Weiss

Dentro dos diferentes estilos de cerveja da família Ale, um dos mais populares é a Weiss ou Weizen. Elas são turvas, com aromas e sabores de frutas e especiarias. 

India Pale Ale (IPA)

India Pale Ale, mais conhecida como IPA, é uma cerveja que varia na intensidade de amargor e percentual alcoólico, de acordo com as variedades do estilo, como, por exemplo, as English IPA, American IPA e Imperial IPA. 

Witbier

A Witbier tem este nome por sua coloração amarelo bem claro, já que o termo “Wit” significa branco em holandês. Tem no aroma e sabor notas marcantes de casca de laranja e semente de coentro. 

Porter

As Porters são cervejas escuras com destaque para as notas do malte torrado, lembrando caramelo, chocolate e até um suave café. Tem amargor e teor alcoólico médios.

 

Agora que você já conhece os tipos e estilos de cerveja, conta para gente qual é o seu favorito. 🙂 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*